Tema - foco:
Por que os professores não utilizam a Lousa Digital em suas aulas?
Por que o interesse por este tema?
O interesse por este tema é porque na minha escola temos duas lousas digitais, porém, não são utilizadas pelos educadores em suas aulas.
O que já sei a respeito?
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O
professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como
Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é
possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os
estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas,
contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por
meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou
por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as
formas.
O ensino conta com novos
recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões
para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos
por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.
Nada do
que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível
salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as
aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes,
via e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário